22 novembro 2013

sexta-feira, novembro 22, 2013 - No comments

Sobre a segurança...

Uma vez eu fui sequestrada 'relampagamente', tudo o que eu pensava durante era nos livros que eu tinha pego emprestado e como eles tinham custado 100 reais cada, lamentei meu celular e quis minha mãe... Fiquei algumas semanas com medo de me aproximar sozinha do meu carro. Uma vez minha amiga levou minha jaqueta de neve numa viagem e foi roubada... Eu tinha ganhado ela de alguém especial... Chorei e fiz um drama que agora acho surreal e me arrependo um pouco... Uma vez o porta-malas de uma amiga foi arrombado, e eu pensei em todas as lembranças de uma vida (de 20 e poucos) indo embora junto com seu laptop... Parei de carregar as minhas lembranças que ficavam na carteira e fiz backups... Uma vez fui assaltada por drogados com faca em mãos... Não me levaram nada, só o celular do meu amigo... Me senti insegura e impotente. Uma vez tive meu celular retirado de dentro da minha mochila enquanto ia para a faculdade... Transformei ele num peso de papel bloqueando de todas as maneiras e lamentei por poucos instantes ter que mudar todas as senhas... Ontem enquanto caíamos de bunda com rollers, o carro da minha amiga foi roubado, muito perto de onde morava minha avó... ( Update: o carro aparentemente foi encontrado numa favela, depenado, mas foi recuperado... ) Não sei como me sinto sobre isso... Sei apenas que espero que ela esteja bem e que isso não tenha consequências grandes demais... Escrevendo isso eu percebo o quanto eu mudei nesses anos... No sequestro relâmpago (2008) eu me preocupava principalmente com o custo de reposição do itens que podiam ser levados, carro, livros, celular, rádio... Ironicamente não liguei muito para o dinheiro retirado no caixa eletrônico... Enquanto que no assalto em que me foi levado absolutamente nada (2012) eu me senti de maneira tão absurdamente invadida e lesada... Mais do que as coisas que nos tiram a sensação de segurança e pertencimento a cidade se esvai toda vez que isso acontece. Seja com você ou com seus conhecidos... Cada vez mais nos sentimos desconfortáveis onde chamamos de lar. A cada assalto ou furto. Ficamos mais calejados e insensíveis... Espero que eu esteja aprendendo a valorizar as coisas certas e não apenas ficando conformada, uma vez que em nenhum desses casos houveram feridos...

0 comentários:

Postar um comentário